Ação reivindicatória - petição inicial

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE _________

                NOME DO AUTOR e NOME DA ESPOSA DO AUTOR, (qualificação + endereço) vem, por seu procurador infra-escrito (doc. nº 1), à presença de Vossa Excelência, propor ação reivindicatória, com fundamento nos artigos 1.228 e seguintes do Código Civil, combinados com os artigos 282 e seguintes do Código de Processo Civil, expondo e requerendo o seguinte:

1) Os requerentes são proprietários do terreno sito na ____ (endereço do imóvel), com a seguinte descrição "______ ." conforme comprovam com a matrícula anexa (doc. nº 2).

2) O referido terreno foi invadido, há aproximadamente três anos, pelos indivíduo de nome _______ (nome e qualificação do invasor) que lá construiu sua morada onde passou a residir (fotos em anexo, mostrando o imóvel e o invasor).

3) O invasor ocupa o imóvel dos requerentes de forma ilegal, não possuindo qualquer título ou documento que justifique sua presença no mesmo.

4) Em que pese todos os esforços despendidos para que desocupasse a propriedade de forma pacífica, o invasor lá permanece, não restando alternativa, senão pela presente demanda, para que sejam os autores imitidos na posse do imóvel.

FACE AO EXPOSTO, promovem a presente ação reivindicatória com fundamento nos artigos 282 e seguintes, do Código de Processo Civil, combinados com os artigos 1.228 e seguintes do Código Civil Brasileiro. Para tanto:

REQUEREM, a citação do invasor, o senhor ______ (nome, qualificação e endereço), para contestar, querendo, os termos da presente ação, sob pena de revelia.

REQUEREM, igualmente, seja a presente ação julgada procedente, com a determinação para que o demandado desocupe o imóvel objeto da presente demanda, mediante mandado de imissão de posse em favor dos requerentes, e a sua condenação ao pagamento das custas e demais despesas processuais, bem como ao pagamento dos honorários advocatícios, na base de 20% sobre o valor da causa, e demais cominações legais, acrescidos de juros e atualização monetária.

PROTESTAM por todos os meios de prova em direito admitidos, bem como pelo depoimento pessoal do demandado, sob pena de confissão, perícias, juntada de novos documentos e pela oitiva de testemunhas, cujo rol será apresentado no prazo legal.

                               Valor da causa de R$_______ (por extenso), para efeitos fiscais.

                               Termos em que

P. e E. Deferimento.

 (LOCAL) (DIA) de (MÊS) de (ANO)

 

  ass. ____________________________

                                  (nome do advogado) + (OAB)